PROFESSOR NOTA 10

PROFESSOR NOTA 10, COROA O SUCESSO DA PEDAGOGIA INTEGRAL EM MANAQUIRI.
Uma mistura de orgulho pelo dever cumprido e o merecido reconhecimento, marcou o evento de entrega do título de Professor Nota 10 aos vencedores. Depois do sucesso do Aluno Nota 10 e Turma Nota 10, chegou a vez dos professores, no Centro Municipal de Ensino de Tempo Integral (CEMTI), Domingos Vasques, uma saudável competição que proporcionou o devido reconhecimento e valorização aos 16 mestres dentre os 26 da escola, que se destacaram pela atuação dentro e fora da sala de aula, neste primeiro quadrimestre de 2102. Sendo  seis professores em 1º lugar, seis em 2º lugar e quatro em 3º lugar.

Lenilton Barbosa do Nascimento - 1º Lugar.

A escolha é feita por uma comissão formada pela direção do centro, e mais outros três profissionais de educação, que avaliam os dez critérios que avaliam a atuação dos professores  que são responsáveis pelos destinos escolares de 725 alunos dessa escola de tempo integral. Os resultados vão muito além da satisfação pessoal dos contemplados, explica a diretora do CEMTI, Raimunda Nonata Cordeiro da Silva.
“Os  projetos aqui em pauta têm contribuído bastante para evolução  no ensino aprendizagem da nossa escola, o qual  além de trabalhar a disciplina  do educando está  visando diminuir o índice de reprovação e evasão, objetivando contribuir para o sucesso escolar e ampliação de oportunidades de aprendizagem, bem como, superar metas e fortalecer o compromisso com uma aprendizagem de qualidade,tanto em relaçao ao aluno quanto ao professor”, diz a diretora. 
 
RESULTADOS
A diretora informa ainda que se faz necessário a execução dos projetos, onde deve-se considerar os resultados de aprendizagem dos alunos nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais pois ano passado foram obtidos bons resultados somente com o projeto Turma Nota 10, e este ano com a execução do novo projeto Professor Nota 10, há indicadores de que será alcançado ou superadas as metas, tendo em vista que foi fechado o 1º Bimestre com  73,09% de aprovados e zero por cento de evasão. Nessa competição positiva estão sendo contemplados alguns critérios de análises que contribuem para a equidade e a qualidade da educação do município.
O maior entusiasta e responsável pela implantação do ensino de tempo integral no município é o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, que ressaltou o empenho e compromisso dos profissionais que fazem do CEMTI o diferencial no ensino e aprendizado do sistema educacional. “Dá muito orgulho e gosto ver que os alunos do tempo integral realmente se diferenciam dos outros que ainda não tiveram a oportunidade de ter esta experiência educacional e de vida”, ressaltou.
Ele credita esses resultados ao empenho dos professores, pedagogos e demais funcionários que merecem o reconhecimento a exemplo dos mestres neste saudável concurso. “Nós já temos as condições ideais de ensino integral em 86% da rede municipal, agora só precisamos focar nos desafios de produtividade cognitiva e pessoal de nossos alunos”, encerrou o prefeito.
Todos os vencedores do projeto Professor Nota 10 foram unânimes em destacar que o envolvimento total com os alunos é fundamental, pois alguns meninos e meninas passam mais tempo de convivência e interação com eles na escola do que em casa com os pais. É preciso primeiramente ser amigo da escola e estar na busca permanente de novas metodologias para facilitar e proporcionar um melhor e maior aprendizado aos alunos.
 
CRITÉRIOS A SEREM CUMPRIDOS  “PROFESSOR NOTA 10”
1.    ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE (Deve ser assíduo, pontual e permanente no seu local de trabalho, não apresentar nenhuma falta e se acontecer justificar, apresentar no máximo um atestado médico por mês, todos os dias assinar seu ponto e sua folha de freqüência);
2.    DISCIPLINA (Sempre cumprir as normas e deveres tais como: receber seus alunos na quadra, participar do descanso, observar os alunos no refeitório, além de contribuir para manutenção da ordem no ambiente de trabalho);
3.    RESPONSABILIDADE (Deve conhecer suas atribuições e executar suas atividades, antecipando–se às solicitações dentro dos prazos e condições estabelecidas de acordo com as metas da unidade escolar);
4.    PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO (Deve elaborar o seu plano de ensino de maneira que os objetivos estejam bem definidos e relacionado a ementa da disciplina e objetivo do curso, que o mesmo não apresente rasuras, erros ortográficos, usando apenas uma cor de caneta para o mesmo, entregando sempre na data determinada pela coordenação pedagógica, atingindo as expectativas área que atua);
5.    DOMINIO DE CONTEÚDO (O docente deve apresentar domínio dos conteúdos da disciplina, atingindo as expectativas da área em que atua);
6.    METODOLOGIA (Deve apresentar uma metodologia adequada ao alcance dos objetivos e ao desenvolvimento dos conteúdos pelo educando);
7.    AVALIAÇÃO (Apresentar o desempenho didático pedagógico quanto aos critérios de avaliação por ele empregado durante o ano letivo.)
8.    COMUNICAÇÃO (Apresentar uma forma de se comunicar clara e objetiva, criando estratégias para o mesmo atingir os seus objetivos nas disciplinas)
9.    PRODUTIVIDADE (Deve apresentar resultados satisfatórios com no mínimo 60% de aprovação no 1º bimestre, 70% no 2º  bimestre, 80% no 3º  bimestre e 90% no 4º  bimestre por disciplina);
10.      INICIATIVA (Ter a capacidade de iniciar ações, assim como ter facilidade em buscar soluções para situações imprevistas no trabalho, apresentar idéias, criar e executar projetos, ter independência e autonomia de atuação);
 
 CONFIRA OS DEMAIS PROFESSORES PREMIADOS.

Prof. Adelaide Romero da Silva - 1º Lugar.

Prof. Albael Batista Viana - 3º Lugar.

Prof. Eduardo Amisterdan da Silva - 1º Lugar.

Prof. Eliene da Silva - 2º Lugar.

Prof. Frank Raimundo da Silva - 3º Lugar.

Prof. Gleicimeire Augusto da Silva Freire - 1º Lugar.

Prof. Ivanilce da Silva Figueredo - 2º Lugar.

Prof. Jane Santos da Fonseca - 3º Lugar.

Prof. Jonilson de Castro Carril - 2º Lugar.

Prof. Maria de Jesus da Silva e Silva - 1º Lugar.

Prof. Maria do Socorro Concato - 2º Lugar

Prof. Marineida Rodrigues da Silva - 1º Lugar.

Prof. Raimunda da Silva Pereira - 3º Lugar.

Prof. Raimundo Nildo Ayres da Silva - 2º Lugar

Prof. Simone Souto de Moraes - 2º Lugar

INÁCIO MACHADO NETO

    A PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAQUIRI lamenta o falecimento do Senhor INÁCIO MACHADO NETO, ex-vice Prefeito do Município nos anos de 1993/1996, ocorrido nesta segunda-feira, 04 de Junho de 2012, na cidade de Manaus/AM.
O Prefeito de Manaquiri, JAIR AGUIAR SOUTO, em nome de toda Administração Municipal, vem por meio desta nota, apresentar a solidariedade e sentimentos de pesar e respeito ao Ilustre Senhor INACIO MACHADO NETO, que  deixa aos seus familiares, amigos e a todos, o exemplo de vida dedicada à família e a sociedade Manaquiriense.

ENTREGA DE ALEVINOS DE TAMBAQUI

Assessoria de Comunicação.


     Cerca de 30 produtores receberam o primeiro lote com 30mil alevinos de Tambaqui, no último dia 20 de março. A Ação faz parte do Projeto Piscicultura Familiar do Governo do Estado, através do IDAM, SEPROR e SEPA (Secretaria de Pesca e Aquicultura), em parceria com a Prefeitura de Manaquiri e Associação dos Piscicultores de Manaquiri.



   A parceria da Prefeitura nesse projeto consiste no suporte com máquinas, equipamentos e combustível para a construção dos tanques da Estação de Alevinagem e logística de entrega aos produtores familiares do município. Para ajudar no incremento da atividade no município, a Prefeitura elaborou um projeto para construção de mais dois tanques com uma capacidade para 100 mil pós-larvas para prática da alevinagem em Manaquiri. A intenção é atender a demanda crescente de alevinos que vem sendo registrada devido ao projeto “Piscicultura Familiar”.
   Segundo o Gerente local do IDAM, Sr. Mário Jorge está prevista a entrega de outras 20mil unidades de alevinos de tambaqui até meados do mês de abril.



Assista ao vídeo.

 

PESCA DO MAPARÁ - TEMPORADA 2012

Assessoria de Comunicação.


   Todo fim do defeso de pesca no amazonas, uma tradição tem se mantido no lago do Janauacá, na divisa entre os municipios de Careiro Castanho e Manaquiri, à 60 km de Manaus. É a Pesca do mapará, uma espécie de peixe liso que é pouco consumida no mercado local, mas muito apreciada em outros Estados. No lugar, já aconteceu nos anos 70 a “guerra do peixe”, e hoje, apesar de pacificadas as comunidades ainda precisam resolver novos problemas.



   O início da temporada de pesca do mapara é altamente aguardada pelas  comunidades que vivem  dentro e no entorno do lago do Janauacá, quando num mesmo dia se reunem mais de mil pescadores, nas suas 600 canoas e 28 barcos pesqueiros. Porém, nos últimos anos uma preocupação tem tomado conta das famílias que fazem da pesca da espécie uma renda extra importante para a economia doméstica. A Colônia de Pescadores aponta os problemas que estão afetando a atividade. Equipes da Defesa Civil do município, Polícia Militar e Polícia Civil deram suporte ao avento de abertura da temporada 2012.


Francisco Martins da Silva - Diretor da Colônia de Pescadores Z51
    As autoridades de Manaquiri já pensam em realizar alterações no Acordo de Pesca realizado há seis anos, que regulamentou e ordenou a atividade no local, devido ao grande número de pescadores que só aumenta a cada ano e o tipo de rede. outra necessidade é a presença das universidades e institutos de pesquisa e dos órgãos estaduais e federais durante a temporada. Quem avalisa a necessidade mudança e controle na pesca no lago é o professor Raimundo Nonato, que pesca aqui  desde os seis anos de idade e hoje aos 46, lamenta a baixa produção. Para se ter uma idéia de como tem diminuido a produção do mapará no janauacá, no ano de 2009 o volume foi de 150 toneladas do peixe, em 2010 foram pescadas 230 toneladas, no ano passado caiu para 96 toneladas, e pelas primeiras coletas das malhadeiras lançadas a expectativa que era boa, deu lugar ao desanimo e a desconfiança de hoje, foi o dia da pesca e não do pescador. O quilo do mapará da mão pescador tem um faturamento de 1 real, enquanto que nos supermercados do sudeste o peixe chega a custar 10 reais.
 
Raimundo Nonato - Lamenta a baixa produção.

 

VAI COMEÇAR A NOVA TEMPORADA DE PESCA DO MAPARÁ EM MANAQUIRI



   Uma tradição de muitas décadas, que tem feito parte da vida de centenas de comunidades que moram no lago do Janauacá, na divisa entre os municípios de Manaquiri e Careiro Castanho, a temporada de pesca do mapará, uma espécie de peixe liso que rende às famílias uma renda extra nesse curto período de pesca, vai começar na próxima sexta-feira (16), com a cerimônia de abertura comandada pelo prefeito de Manaquiri, Jair Souto, com sorteio de brindes.
   A colônia de pescadores de Manaquiri (Z 51), tem uma expectativa de volume de pesca para essa temporada de mais de 200 toneladas do peixe. Seus mais de 700 sócios têm boa expectativa para esse ano, já que no ano passado a cheia atrapalhou a pesca e produziu-se 96 toneladas, o que deve elevar o volume agora. Já em 2010 foram pescadas 330 toneladas do mapará.
   O mapará tem baixo valor no mercado local, mas alcança preço interessante quando filetado e vendido nas grandes redes de supermercados do sudeste do país. Para se ter uma idéia o quilo do pescado sai de R$ 1 real a R$ 1,30 para o pescador daqui e quando chega lá na ponta, nos supermercados, alcança até R$ 9 reais.
   A região onde acontece a temporada do mapará, lago do Janauacá, já foi palco da lendária Guerra do Peixe, nos anos 70, e ainda está viva na memória de alguns personagens do evento trágico. Depois de muitos conflitos e desentendimentos, a área foi pacificada e realizado um ordenamento que vem dando bons frutos para os pescadores e agricultores das comunidades que ali existem.

MERENDA ESCOLAR NAS COMUNIDADES

   Já começaram as operações de distribuição da merenda escolar nas comunidades. Em alguns casos, é bastante trabalhoso, como aconteceu com a Escola Virgilio Alexandre da Comunidade Ilha do Barroso.

   A equipe de funcionários da escola, responsável pelo transporte da merenda escolar, desde a cidade de Manaquiri até a comunidade, enfrentou muitas dificuldades durante o percurso. Foi preciso força para arrastar as embarcações sobre as tapagens pelo caminho entre os igarapés.

Assista ao vídeo que mostra um resumo.



1º FÓRUM MUNICIPAL DO EMPREENDEDOR E CONSTRUÇÃO DO SEMAE

Assessoria de Comunicação


   “O município de Manaquiri é uma referencia nacional em sua categoria”. Afirmou o Diretor Técnico do SEBRAE-AM, Maurício Seffair no 1º Fórum Municipal do Empreendedor, evento que aconteceu no dia 14 de fevereiro na quadra do CEMTI, referindo-se aos esforços da gestão municipal para incentivar o empreendedorismo no município. Desde 2005, quando houve os EMPRETECs, que Manaquiri vem desenvolvendo um trabalho voltado para a capacitação e apoio aos empreendedores locais.



   O Coordenador de Indústria e Comércio, Denis Neto, apresentou os 12 técnicos do SEBRAE e também falou sobre a importância da parceria na implantação dos cursos, oficinas e palestras, onde estão inscritos mais de 500 empreendedores manaquirienses, divididos em 10 turmas.






   Durante discurso de encerramento do Fórum, o Prefeito Jair Souto anunciou a construção do prédio e implantação do Serviço Municipal de Apoio ao Empreendedor - SEMAE.  "Manaquiri jamais será o mesmo, porque o manaquiriense é trabalhador, empreendedor e trabalhamos muito para dar as condições ao cidadão para buscar sua independência financeira e cidadã, com várias ações, que hoje coroamos com essa jóia que demos o nome de SEMAE". Disse Jair Souto.


  O SEMAE é um órgão municipal criado para facilitar a vida do empreendedor de Manaquiri.
Serviços de apoio, como a formalização de empresas, consultoria contábil e financeira, além da instalação de uma agenda permanente de serviços de apoio do SEBRAE-AM, estarão sempre a disposição do cidadão manaquiriense. No prédio do SEMAE, localizado no complexo do Centro Esportivo, também estarão funcionando uma agência do Banco do Brasil e a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Serviços e Turismo – SEMICTUR.




PARABÉNS MANAQUIRI!

Assessoria de Comunicação


   No aniversário de 30 anos de Manaquiri, você vai comemorar muuuito!!! Vai ter de tudo que o povo da cidade e das comunidades gostam para se divertirem! Tem corrida de rabeta, tem competição de todo tipo com bola, tem carnaval de rua e de salão! Dias 24 e 25 vai ter shows de forró, axé, brega, talentos da terra, durante a festa de aniversário! E no dia 25 a grande atração da noite eh a Banda Calypso!!! Uma festa do tamanho do sentimento amigo e de luta do povo manaquiriense! Enfim, Manaquiri comemora sua independência e autonomia! Vamos juntos contemplar esse grandioso marco da nossa história!

Manaquiri, Lugar lindo de gente feliz!

LUZ PARA TODOS NO CAI N’ÁGUA

Assessoria de Comunicação


   A Prefeitura de Manaquiri, juntamente com a Amazonas Energia local reuniram os moradores da comunidade do Cai N’água no último dia 03 de fevereiro para dar início na implantação do Programa Luz Para Todos naquela comunidade. O Gerente da Amazonas Energia no município, Sr. Francisco Gomes falou sobre a importância da participação dos moradores durante o processo, principalmente no sentido da segurança das pessoas. Ao fim da reunião o Prefeito em Exercício Nei Reis garantiu que tudo será finalizado num prazo de até 40 dias naquela comunidade.