6° Copa de Futsal “Danielle Garganta”

Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer

  Começou ontem (29/Dez), a 6° Copa de Futsal dos Funcionários do Município de Manaquiri – “Danielle Garganta”. O torneio acontece sempre nesse período fazendo parte da programação das festas de fim de ano.



 Os primeiros jogos foram marcados de grande emoção e muitos gols, destaque para o jogador da equipe da Secretaria de Assistência Social, Afrânio Leite com 3 gols marcados, levando seu time a vitória por 5 a 2 contra a equipe da Secretaria de Produção e Abastecimento.
  A equipe da Secretaria de Infraestrutura não compareceu no horário marcado e perdeu para o time do Gabinete do Prefeito por W.O. Em seguida teve o jogo bastante disputado entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, que levou a melhor vencendo a partida por 3 a 2, num jogo em que a torcida teve uma participação fervorosa.

  
  A disputa se estenderá até o dia 10 de dezembro quando acontecerão os jogos da final do torneio, tanto masculino quanto feminino.

Manaquiri inicia implantação do SIAMWEB - Solução Integrada de Administração Municipal

Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer.



  O Sistema foi desenvolvido pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, especialmente projetado para as Prefeituras Municipais.  O SIAMWEB integra o gerenciamento dos principais setores, visando agilizar a organização de processos dos serviços da Administração Municipal. “A gestão pública será organizada de forma a facilitar a busca no andamento dos processos, desde o protocolo até a execução dos mesmos, sendo assim, a partir de 2011 iremos migrar a forma do gerenciamento público para os meios tecnológicos, reduzindo a lentidão e informalidade”. Diz Jair Souto.

Ayrton Romero da Assessoria de Planejamento e Gestão, Gelson Santos e Valtair Lacerda da CNM e servidores durante o treinamento do SIAMWEB.

  A iniciativa da implantação do SIAMWEB em Manaquiri aconteceu quando o Prefeito Jair Souto, teve conhecimento do sistema através da CNM e AAM.   O funcionamento é bem semelhante ao de um sistema de uma empresa comum. Funcionários, previamente cadastrados no CGU, vão poder fazer o login e gerenciar o sistema através da Intranet da Prefeitura.
  A Prefeitura de Manaquiri é a primeira do Estado a implantar esse sistema, que já é bastante comum no sul do Brasil, onde vários municípios, como Mariana Pimentel no Estado do Paraná. O Prefeito Jair Souto, visitou alguns desses municípios para conhecer melhor os benefícios do sistema SIAMWEB.


  Segundo o Secretário de Administração Wagner de Almeida, as principais vantagens no uso do SIAMWEB está na agilidade dos processos e a transparência dos serviços executados pelo Poder Executivo. “Por ser uma solução que trabalha com os principais módulos de gestão: Administrativa, Financeira, Patrimonial, Recursos Humanos, Tributário e Prestação de Contas, o SIAMWEB é uma solução completa para gestão Pública Municipal.” Diz Wagner de Almeida.
  A Assessoria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Manaquiri, juntamente com a Secretaria de Administração e Secretaria de Finanças, trabalham na implantação do SIAMWEB. “Quando os setores da Prefeitura utilizam sistemas não integrados de diferentes empresas não há como ter uma verdadeira integração de informações. Um exemplo claro disso, era quando o setor financeiro necessitava de informação do RH, tinha que recorrer a um processo longo com várias pessoas envolvidas, para poder alcançar as informações esperadas, demandando mais tempo e risco de erros. Com o SIAMWEB essas informações estão integradas entre os setores da Prefeitura, agilizando qualquer necessidade de tê-las sempre a mão”. Diz Ayrton Romero, Assessor de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Manaquiri.

Manaquiri ganha duas Lanchas Escolares


  Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer

  A Marinha do Brasil entregou ao Prefeito Jair Souto, duas lanchas escolares com padrão nacional. As lanchas foram doadas através de um Convênio do FNDE pelo Programa Caminho da Escola do Governo Federal. A cerimônia de entrega aconteceu no fim de Junho deste ano no porto das instalações da Marinha em Manaus.



   Estiveram presente também, um grupo de alunos da Rede Municipal de Ensino dos municípios de Manaquiri e Iranduba, os Prefeitos Jair Souto, de Manaquiri e Nonato Lopes de Iranduba, que também recebeu duas Lanchas na ocasião, além da Secretária Municipal de Educação, Professora Nonata Cordeiro.
“É uma conquista muito importante, porque mais de 60% dos alunos do município estão nas escolas da zona rural, onde o acesso é somente através dos rios e igarapés.” Diz o Prefeito Jair Souto.

S.O.S Ribeirinho

O rio que banha a cidade de Manaquiri. Durante a cheia atinge quase 1,4 km de largura, e no período da estiagem não passa dos 4 metros.

 Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer e Defesa Civil

   No período da estiagem, como sempre acontece todos os anos, os moradores de mais da metade das comunidades do município de Manaquiri ficaram isolados, dificultando a produção de alimentos, a pesca, o deslocamento para as outras localidades, bem como à cidade de Manaquiri. Além dessas, há escassez de água potável na região prejudicando a vida de quase duas mil famílias da área rural.
  Este ano, muitos peixes morreram devido ao aquecimento e a falta de oxigênio na água dos rios e igarapés, entretanto foi bem menos intensa que a mortandade do ano passado, que estima-se ter chegado a 50 toneladas.
A dificuldade no deslocamento durante a seca, contribuiu para a grande taxa de abstenção nas eleições deste ano.

Pessoas andando onde antes seria um grande rio, vindas das comunidades no dia do 2° Turno das Eleições 2010 para as Secções de votação


   A Defesa Civil do Estado iniciou as ações do S.O.S Ribeirinho nas comunidades mais isoladas. Segundo o Coordenador da Defesa Civil que atua em Manaquiri, Denilson Aguiar, cerca de 22 das 42 comunidades do município ficaram isoladas. Foram distribuídos Cestas básicas, Água, Kit Higiene, Caixas d’água e medicamentos. Mil e novecentas famílias foram atendidas até agora.



Pessoas atendidadas pelo S.O.S Ribeirinho.



Fomento de Apoio a Agricultura Familiar

Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer


  O Governo do Estado através do IDAM e AFEAM em parceria com a Prefeitura de Manaquiri, está entregando máquinas, equipamentos, implementos além da liberação de financiamento de custeio de serviços através da AFEAM aos agricultores de Manaquiri. É mais uma ação do Programa Zona Franca Verde / Fomento de Apoio a Agricultura Familiar.



  Segundo o Gerente do IDAM de Manaquiri, Mário Jorge Martins, podem participar agricultores preferencialmente da zona rural, que não seja funcionário público, não tenha recebido beneficio do Programa de Assentamento do INCRA e não tenha sido contemplado no ano passado através desse programa valendo também para seu cônjuge. “Alimentamos um banco de dados com o cadastro desses agricultores para reduzir as tentativas de fraude.” Diz Mário Jorge.

  
   O Vice Prefeito de Manaquiri, Nei Reis (primeiro da esquerda para a direita), participou da entrega simbólica realizada hoje na sede do IDAM de Manaquiri. Participaram também da entrega, seguindo a ordem da foto, o contemplado o Sr. Julio Arcanjo, o representante da empresa MOTONORTE o Sr. Sebastião Santos e o Gerente do IDAM Mário Jorge.   Entre os itens distribuídos estão 350 motores rabeta, 150 motores de casa de farinha, 40 casas de farinha completas, 60 kits de ferramentas e 40 kits de pesca, ao todo são mais de 600 famílias sendo beneficiadas neste ano em Manaquiri.

Ganhe prêmios com o IPTU

  Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer.  

  A Prefeitura de Manaquiri lançou mais uma vez a promoção Ganhe Prêmios com o IPTU. Nesta edição os prêmios serão uma moto 0km 125cc, uma TV LCD 42”, uma geladeira e um fogão de 4 bocas. Para participar os proprietários devem quitar o IPTU 2010 até 30 de dezembro, o sorteio acontecerá na Festa de Fim de Ano no dia 31 de dezembro no Centro Cultural Altair Américo na praça central de Manaquiri.


     Através do IPTU nossa cidade agora tem ruas mais limpas e bonitas. O IPTU nada mais é do que um investimento feito pelo cidadão que se transforma em benefícios para todos. Ao pagar o IPTU você recebe em troca mais obras, saúde, educação e tudo que é necessário para garantir um futuro melhor para você e a cidade de Manaquiri.


   Consulte o regulamento na Prefeitura  Municipal de Manaquiri.

Prefeito de Envira-AM, visita modelo de Ensino em Manaquiri.


O Prefeito de Envira-AM, Rômulo Santos (quinto da direita para esquerda) visitou hoje o Centro Educacional Municipal Domingos Vasques - CEMTI, que é a primeira escola do interior do Estado do Amazonas com Ensino em Tempo Integral. O prefeito Jair Souto (Manaquiri-AM), explicou através de apresentação no auditório da prefeitura quais as vantagens de se implantar um sistema de ensino em Tempo Integral, além de defender que esse modelo representa o futuro da educação no Brasil.


O projeto teve início, ainda em 2007, quando o prefeito Jair Souto e sua equipe visitaram outras cidades da região Sudeste para conhecer o modelo. Também foram visitados escolas em outros países. “Como gestor, empolguei-me com o modelo, uma vez que há melhora imediata no desempenho do curso regular. Lógico que, para isso, a escola tem que ter espaço para várias atividades, as despesas são maiores, mas a contribuição social não tem preço”, diz Jair Souto.


Para o prefeito de Manaquiri, Jair Souto, frequentar a escola em dois turnos é uma prática cada vez mais comum e fundamental, tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino. “É o futuro de toda boa prática e base educacional daqui pra frente e entendemos que a ampliação do turno escolar só é positiva quando as atividades oferecidas são diversificadas e contribuem para o desenvolvimento físico, criativo e social da criança", afirma.



Diante das melhorias, o prefeito já anuncia que o sistema em Tempo Integral em Manaquiri será ainda ampliado, principalmente, nas escolas da zona rural do município, além da construção de um novo CEMTI na sede. “Permanecer na escola é crucial para a formação do aluno como cidadão, isso faz com que ele não tenha tempo para atividades negativas fora da escola e de sua casa, tendo acompanhamento pedagógico, fazendo atividades educacionais sempre e além de garantir uma boa alimentação”, enfatiza Jair Souto.

Assessoria de Comunicação. Fotos: Jean Cramer