S.O.S Ribeirinho

O rio que banha a cidade de Manaquiri. Durante a cheia atinge quase 1,4 km de largura, e no período da estiagem não passa dos 4 metros.

 Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer e Defesa Civil

   No período da estiagem, como sempre acontece todos os anos, os moradores de mais da metade das comunidades do município de Manaquiri ficaram isolados, dificultando a produção de alimentos, a pesca, o deslocamento para as outras localidades, bem como à cidade de Manaquiri. Além dessas, há escassez de água potável na região prejudicando a vida de quase duas mil famílias da área rural.
  Este ano, muitos peixes morreram devido ao aquecimento e a falta de oxigênio na água dos rios e igarapés, entretanto foi bem menos intensa que a mortandade do ano passado, que estima-se ter chegado a 50 toneladas.
A dificuldade no deslocamento durante a seca, contribuiu para a grande taxa de abstenção nas eleições deste ano.

Pessoas andando onde antes seria um grande rio, vindas das comunidades no dia do 2° Turno das Eleições 2010 para as Secções de votação


   A Defesa Civil do Estado iniciou as ações do S.O.S Ribeirinho nas comunidades mais isoladas. Segundo o Coordenador da Defesa Civil que atua em Manaquiri, Denilson Aguiar, cerca de 22 das 42 comunidades do município ficaram isoladas. Foram distribuídos Cestas básicas, Água, Kit Higiene, Caixas d’água e medicamentos. Mil e novecentas famílias foram atendidas até agora.



Pessoas atendidadas pelo S.O.S Ribeirinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário