Prêmio Manaquiri da Educação

Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer

  A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte – SEMECE, realizou hoje, (23 de dezembro), a entrega do Prêmio Manaquiri da Educação. O principal critério usado pela Coordenação do evento para a escolha dos premiados foi a Redução da Evasão Escolar da Rede Municipal de Ensino. Este ano foram quatro escolas premiadas, sendo que duas empataram em primeiro lugar por terem taxa zero na Redução da Evasão Escolar. 

   Além do troféu simbólico entregue aos vencedores, todos os funcionários das escolas premiadas receberam valores em dinheiro, que vai de Duzentos Reais para cada funcionário do terceiro lugar, Trezentos Reais para cada funcionário do segundo. Já os funcionários do primeiro lugar receberam como prêmio principal o valor igual ao vencimento do mês atual, cada um, exceto os Barqueiros, que vão receber uma gratificação de Trezentos Reais cada. As escolas premiadas foram: Virgilio Alexandre e São José receberam o primeiro lugar; Escola Aliança em segundo lugar e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficou com o terceiro lugar.


  “Parabéns a todos os servidores da Educação. Este prêmio simboliza uma grande vitória para a Educação no município de Manaquiri. Seu objetivo maior é incentivar os servidores da Educação, melhorando assim a qualidade do ensino.” Disse Jair Souto no discurso durante a cerimônia de entrega dos Prêmios.
 
 Vice Prefeito, Nei Reis (centro), com professores e funcionários da Escola N. Sra. do Perpétuo Socorro.

AMAZONASTUR visita Manaquiri

Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer

  Manaquiri recebeu a visita da representante maior do órgão de turismo do Estado, a Presidente da AMAZONASTUR, Dra. Oreni Braga e sua equipe. O motivo da visita foi uma reunião que aconteceu no último dia três de dezembro no Centro de Treinamento de Produtores Rurais de Manaquiri, no km 07 da estrada de Manaquiri. Estiveram presentes também o Presidente do grupo VITADERM, Dr. Marcelo Schulman além do representante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, Dr. Juan Revilla, lideranças e representantes comunitários dos municípios de Manaquiri e Careiro Castanho.

Dr. Juan Revilla do INPA

  Foram tratados assuntos referentes ao Turismo Ecológico e Cientifico voltado para a sustentabilidade, além dos planos de expansão para o Centro de Treinamento de Produtores Rurais no Município.
Dr. Marcelo Schulman, Presidente da Vitaderm

  Após a reunião Oreni e os demais participantes conheceram as instalações do Núcleo de Cosméticos Artesanais da indústria de Fitocosméticos de Manaquiri. O Vice prefeito Nei Reis destacou a importância quanto aos investimentos na educação no sentido da Produção Rural e a participação de todos nesse processo de desenvolvimento do setor, já iniciado com a criação do pólo de indústria de óleos na região.


Associação Pestalozzi em Manaquiri

Assessoria de Comunicação. Fotos Jean Cramer


   Associação Filantrópica Pestalozzi de Manaquiri realizou uma caminhada em prol do Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência (03 de dezembro). Em seguida, durante a programação teve apresentações especiais, música, coral e teatro. O objetivo maior do evento foi chamar a atenção da sociedade manaquiriense para a causa da educação dos portadores de deficiência no município.

 
  A Escola de Educação Especial "Osmarina Vasconcelos" é mantida desde maio de 2008 com o apoio da Prefeitura de Manaquiri, e funciona há dois anos atendendo mais de sessenta portadores de deficiência física ou mental. Existem também alguns casos de alunos que recebem atendimento na própria residência da família

   A Gestora da Escola de Educação Especial, Miréia Souza, conta que a maior dificuldade ainda é o transporte dos alunos, “quando não há ônibus que possa trazê-los provavelmente eles não virão devido as dificuldades para chegar até a escola, principalmente os cadeirantes.”

  A Associação Pestalozzi de Manaquiri, conta com o apoio dos empresários locais e profissionais da área de saúde e educação especial para melhorar ainda mais os serviços oferecidos na escola. “Esperamos que mais profissionais nos ajudem nesta causa impotante, é necessário ter uma consciência de que são pessoas que muitas vezes podem servir à sociedade, e no momento ainda precisamos de apoio nas áreas de Fonoaudiologia e Fisioterapia.” Diz Miréia Souza.

Educação do Campo - Curso de Formação de Professores

Assessoria de Comunicação. Fotos Secretaria de Educação.

  O Programa Escola Ativa do Ministério da Educação - MEC, realizou em Manaquiri o curso Educação do Campo, que tem uma programação voltada para professores de turmas multisseriadas de escolas da zona rural do município.
  O curso contou com a participação de 30 professores e aconteceu de 22 a 26 de novembro, no Centro Educacional Municipal em Tempo Integral (CEMTI), sendo dividido em dois módulos: Módulo IV (Formação de Professores – Práticas Pedagógicas em Educação no Campo) e Módulo V (Formação de Professores – Gestão Educacional no Campo).

   Hoje são atendidas 16 escolas de primeira a 5ª série do Ensino Fundamental, sendo que seis delas fazem parte da educação de área Indígena. O Programa Escola Ativa, que existe no município de Manaquiri desde 1999, está sendo reformulado e atinge hoje níveis de crescimento muito maior, representando um grande salto na melhoria da educação nas áreas rurais de Manaquiri.