Prefeitura de Manaquiri faz prestação de contas do 2º quadrimestre.

Cumprindo as obrigações legais, o Executivo realizou, nesta segunda-feira (26) a audiência pública para prestação de contas das atividades do 2º quadrimestre.

Os dados foram apresentados no Plenário da Câmara Municipal, pelo Prefeito Jair Souto, na presença dos  Vereadoes, Secretários Municipais, servidores e população em geral.

De acordo com as planilhas apresentadas, o município arrecadou no período, R$ 10.560.275,91, e as despesas empenhadas foram na ordem de R$ 7.702.920,65, entre os destaques, os gastos com a Manutenção e Desenvolvimento da Educação e a Saúde investindo na Atenção primária, não deixando também de atender quando necessário a média complexidade. 

No tira dúvidas, Vereador João Moura perguntou ao Prefeito quanto as Câmaras Municipais que ainda não apresentaram o ACP( Auditoria de Contas Públicas), se isto ocasionaria algum problema nas finanças públicas, visto que a Câmara de Manaquiri ainda não havia protocolado até o exato momento o ACP de maio e junho. Prefeito respondeu que, quem avalia isso é o Tribunal, mas que ele acreditava que o Presidente da Câmara Quintino Farias deveria estar protocolando a qualquer momento os atrasos. 

Prefeito Jair Souto pediu atenção ao ACP ( Auditoria de Contas Públicas), visto que o Tribunal esta focando muito nisso com suas auditorias, e pelo fato de alguns municípios ainda não terem entregue o orçamento desse ano, os mesmos estão tendo grandes problemas com relação a evolução e sobretudo a situação fiscal. Disse ainda que, em alguns momentos, recebeu muitas críticas por conta de questões burocráticas, mas disse não ter jeito, e que hoje para se trabalhar tem que ser nessas condições. “Quem pensa um dia ser prefeito, gerar pagamento em banco, cumprir com o que precisa ser cumprido, tem que caminhar firme, todos nós já cometemos erros, e estamos corrigindo e vamos corrigir todos. O Gestor é penalizado? é sim. Terá problemas? terá. Mas a instituição não pode em hipótese alguma cometer esses desatinos com o povo”. Diz o Prefeito Jair.
Dando início a reunião, o Relator da Comissão Vereador Fernandinho Holanda

Finalizando seu discurso, o Prefeito Jair, aproveitou a oportunidade e convidou todos para a Prestação de contas das ações do governo já realizadas e o lançamento de obras muito importantes, sobretudo nas comunidades, “Obras físicas, mas obras também que não é possível enxergar, só sentir, porque ai não é o físico, mas é a obra do conceito, da cidadania, de construção daquilo que acreditamos ou não”, finaliza Jair Souto. O Evento será realizado nesta sexta-feira ( 30/09/11), às 19:00hs, no Ginásio “José Lins”.

O Relator da Comissão, Vereador Fernandinho Holanda  fechou a reunião, agradecendo ao Prefeito Municipal e finalizando com as seguintes palavras: “ É curioso observar como a vida no município mudou, depois que o Prefeito Jair passou a trabalhar sintonizado com os conceitos de qualidade, implantando uma administração mais participativa, valorizando idéias e sugestões dos funcionários, definindo responsabilidades de forma mais clara para todos. Mas isso não acontece da noite para o dia, é preciso entender que, embora esse seja o caminho certo a ser trilhado, os resultados não são imediatos. O Processo de mudança não é fácil e nem rápido, mas vale a pena tentar, e isso você fez Prefeito Jair”.

Prefeito Jair Souto prestando contas de seu governo.

Apresentação de gráficos para melhor entendimento

Prefeito Jair Souto reúne com grupo de Idosos de Manaquiri

O Prefeito Jair, reuniu com os idosos no final da tarde de sábado (24/09/11) no Auditório da Prefeitura para ouvi-los e parabenizá-los pela Olimpíadas dos idosos que aconteceu em Manaus. A Professora Nelcineide que os acompanhou durante toda a Olimpíada, aproveitou para ler os pedidos que a terceira idade fez ao Prefeito, como a cobrança do Centro do idoso, um compromisso ainda a ser realizado pela Prefeitura. O Prefeito aproveitou a ocasião para informar que uma das obras a ser anunciada no Lançamento do PROMADE I, será a obra do Centro do idoso, onde será mostrado inclusive a Maquete Eletrônica da obra a ser divulgada no dia 30/09/11 (sexta-feira), às 19 horas no Ginásio “José Lins”.  
 Os idosos relataram toda a viagem de Manaus e agradeceram a Prefeitura pelo apoio técnico, pedindo apenas uma melhor preparação técnica para as próximas Olimpíadas futuras, como treinamento e horário fixo na quadra esportiva. Foi citado também sobre o Baile dos idosos previsto para acontecer ainda esse ano. "Precisamos resgatar os idosos que muita das vezes as famílias abandonam, não podemos nos entregar a ociosidade, não podemos abandonar os nossos idosos, o sonho nosso esta se realizando". Diz o Prefeito.
Idosos no Auditório da Prefeitura
Prefeito Jair conversando com a terceira idade

Idosos concentrados
"100% idosos com você"

Professora Nelcineide à frente com os idosos

Prefeito Jair Souto em conversa com os idosos

D. Dulce agradecendo e mostrando o Troféu que receberam.

Prefeito Jair, Vice Prefeito Nei Reis e o grupo de idosos de Manaquiri

Câmara aprova a regulamentação da emenda constitucional nº 29

Jair Souto, Presidente da AAM e Prefeito de Manaquiri
Foram mais de três anos de tramitação com a forte pressão exercida pelos prefeitos brasileiros e a Associação Amazonense de Municípios, até que na noite desta quarta-feira (21) a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 306/08 que regulamenta as despesas que podem ser consideradas de saúde para Estados, Municípios e União atingirem o percentual definido pela Emenda 29. Por ter sofrido alterações, a matéria voltará para o Senado.

Diversas mobilizações lideradas pela AAM junto com todo o movimento municipalista brasileiro reivindicavam que a Câmara dos Deputados votassem a matéria, já que os municípios amazonenses estão gastando em média 21% de seus orçamentos em saúde, conforme diz o presidente Jair Souto.

Dentro da proposta, os deputados derrubaram trecho que permitia a cobrança da CSS (Contribuição Social para a Saúde), imposto sobre transações financeiras cuja arrecadação seria destinada à saúde, de forma semelhante à CPMF, extinta em 2007. O texto aprovado é o de uma emenda do relator, deputado Pepe Vargas (PT-RS), pela Comissão de Finanças e Tributação.

No plenário, 355 deputados votaram contra o imposto, 76 votaram a favor e 4 se abstiveram. Com a decisão, não foi criada uma nova fonte de recursos para a área, como esperava a presidenta Dilma Rousseff.

Durante a discussão do projeto, iniciada por volta das 16h desta quarta-feira, líderes da oposição se revezaram na tribuna para discursar contra a elevação da carga tributária. O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) foi um dos que bateu mais forte, chegando a firmar que o texto do relator Pepe Vargas era uma CPMF travestida de CSS. “Não é nada mais do que meter a mão no bolso do contribuinte brasileiro e ainda prejudicar os municípios”, atacou Caiado. Já o PT, por meio de seu líder Paulo Teixeira (SP), afirmava até o final que a criação de um novo imposto não iria contrariar a população. "Quem vem cá e diz que o povo não quer mais impostos está indo na contramão do mundo”, respondeu.

O resultado da regulamentação da emenda 29 foi resultado de um acordo firmado na semana passada entre líderes do governo e da oposição. Ficou acertado que o destaque do DEM seria colocado em votação assim que concluir a regulamentação da emenda.


Fonte: AAM

Idosos de Manaquiri participam de Olimpíadas em Manaus

O grupo “Manaquiri vivo, idoso 100% com você” participou no período de 09 a 16 de setembro da XIII Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus, a equipe ficou hospedada na Vila Olímpica, acompanhada de técnicos da Assistência Social, Saúde e Esportes do Município. A abertura foi realizada no Parque Municipal do idoso com o Tema: Viva mais a Terceira Idade – Pratique Esporte. As olimpíadas fazem parte do calendário oficial de atividades estaduais voltadas para o segmento idoso.

O Grupo de idoso de Manaquiri, inserido no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) tem como referencia o Projeto Idoso 100%, que garante a acessibilidade, tendo como objetivo a promoção de autoconhecimento quanto á condição de vida, a relação familiar e de vizinhança, favorecendo um processo de envelhecimento ativo e saudável, a motivação para novos projetos de vida e a prevenção ao isolamento e ao asilamento.

Grupo de Idosos de Manaquiri rumo as Olimpiadas em Manaus

Identificacação dos idosos de Manaquiri

Apresentaçao dos idosos ao público presente

Equipe de apoio com o grupo de idosos





Prontos para competir


Na competição de Futpênalti, Manaquiri ficou em 3º lugar com os atletas: Marciano ( Bita) e Orlandino ( Tete).  A modalidade que eles mais participaram foram os Jogos de salão, Jogo de Argolas, Lançamento ao Alvo, Jogo do Boliche, Lance Livre na Cesta, Taco no disco e Dominó. No Taco no Disco tivemos êxito, ficando a Sr ªMaria de Nazaré ficou em 2º lugar.

No inicio da noite desta sexta-feira (16), o Parque Municipal do Idoso recebeu o Concurso de Dança que encerrou a 13ª edição da Olimpíada da Terceira Idade. Com diferentes ritmos musicais e roupas estilizadas, os idosos foram se apresentando e se despedindo da Olimpíada da Terceira Idade, O grupo “Manaquiri vivo, idoso 100% com você”, apresentou a dança do carimbó e foram ovacionados pelo público presente, finalizando com o baile e a premiação.


Manaquiri sendo bem representado

Grupo de idosos em ação

Alegria contagiante dos idosos
Coordenadora técnica Nelcineide cuidando dos nossos idosos

Primeira Dama do Municipio Danielle Garganta com a equipe de Manaquiri


Idosos de Manaquiri recebendo as medalhas

Dona Irene Vasconcelos fazendo bonito pelo Manaquiri

Cuidados da saúde com nosso grupo de idosos




Apresentaçao da dança do Carimbó